Muitos clientes e parceiros costumam questionar sobre as cores padronizadas para a coleta seletiva e se é possível personalizar as lixeiras e coletores utilizados para a reciclagem e coleta seletiva. Para esclarecer essas questões, apresentaremos as respostas às perguntas mais comuns.
É possível escolher as cores dos coletores ou há uma padronização de cores?

Se a separação de resíduos for feita apenas entre recicláveis e não recicláveis, será possível ter mais liberdade na escolha das cores dos coletores, uma vez que somente as pessoas responsáveis por essa separação precisarão identificar o propósito de cada coletor. Porém, se a separação for mais abrangente, seguindo o padrão de coleta seletiva, existe uma norma nacional alinhada aos padrões internacionais para a identificação das cores dos coletores utilizados na separação de materiais para coleta seletiva.
Quais são as cores para coletores e lixeiras na coleta seletiva?

A lista a seguir apresenta a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns, baseada na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:
Amarelo: metal em geral
Azul: papel e papelão
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza: resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja: resíduos perigosos
Marrom: resíduos orgânicos
Preto: madeira
Roxo: resíduos radioativos
Verde: vidro
Vermelho: plástico
Caso trabalhe com resíduos que não estão especificados acima, como borracha, por exemplo, é recomendado consultar especialistas de produtos para conhecer as opções de cores disponíveis para sua utilização específica. Nossos profissionais estão sempre atualizados sobre as novidades da área de sustentabilidade e meio ambiente.