Sustentabilidade é sem dúvida a palavra chave nos dias de hoje. O tema traz à tona diversos debates e aspectos: aborda desde a forma como as grandes corporações lidam com seu ambiente até simples mudanças de atitude que qualquer um pode colocar em prática. Não é de admirar que a palavra consciência apareça com tanta frequência como uma palavra-chave relacionada.
O despertar para a sustentabilidade não precisa ser radical, ou do tipo que acontece da noite para o dia e muda a forma como vivemos. Muito pelo contrário: pode fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa e começar com uma mudança aqui e ali. Embora pareçam pequenas à primeira vista, essas pequenas ações ajudam a construir um mundo melhor e têm um enorme potencial transformador. Positivo é claro!
1 – Economia de água

Você lava o quintal ou o carro com frequência, passa algumas horas no chuveiro, usa a máquina de lavar de forma exagerada, deixa a torneira aberta enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes… Seja sincero: você faz essas coisas com frequência? Se a resposta for sim, então é hora de mudar isso e começar a usar a água de forma consciente.
É verdade que a maior parte do nosso planeta é composta de água. No entanto, mais de 97% do total é água salgada, enquanto 2,5% da água doce está concentrada nas calotas polares. Em outras palavras, apenas uma pequena porção está disponível para consumo. Esse recurso não é infinito não, embora seja extremamente necessário para todos os tipos de vida.
Aqui vão algumas dicas valiosas para reduzir o consumo: tome banhos curtos, reutilize a água da chuva e do chuveiro, certifique-se de que as torneiras estejam fechadas, reutilize a água na máquina de lavar e tire todo o lixo antes de lavar a louça. Tente essas coisas hoje! Porque você vai sentir essa mudança no seu bolso também.
2 – Separe o lixo reciclável

Separe vidro, papel, metal e plástico, ou seja, materiais recicláveis de material orgânico já é uma boa forma de ajudar a natureza e para um dia a dia mais sustentável, pois esses materiais podem ser reciclados e novamente utilizados.
De acordo com o Panorama Brasileiro de Resíduos Sólidos 2020, publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública, os brasileiros produzem aproximadamente 1,52 milhão de toneladas de resíduos por semana. Incrivelmente, apenas 3% desse total é reciclado.
Caso onde você mora não exista uma empresa própria de coleta seletiva, não se preocupe, alguns aplicativos vão ajudar nisso. Assim como Cataki e Reciclaê! em que o objetivo é encontrar o catador de materiais reciclados mais próximo de você. A iniciativa é muito bacana, pois além de ajudar no sustento dessas pessoas (os serviços são pagos), elas também contribuem para o descarte correto do lixo.
A propósito, lembre-se: você não pode jogar lixo fora da lixeira. Lugar de lixo é na lixeira! Se você precisar jogar algo fora, mas não sabe onde, encontre uma maneira de guardá-lo, por exemplo, no bolso, na mochila ou no porta-luvas do carro até encontrar um local adequado.
3 – Se possível, troque o carro por uma caminhada ou bicicleta

Que tal ir de biciclheta ou caminhando para combater o aquecimento global e as emissões de gases causadores do efeito estufa? Se o lugar que você quer ir é próximo de onde você está, e claro que você tem a infraestrutura certa, experimente investir em um desses dois modais de transporte.
Neste caso não estará apenas trabalhando para reduzir a poluição, mas também praticando atividades físicas. De fato, estudos mostram que pessoas que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Assim, você garante uma saúde melhor.
4 – Planeje sua compra

Sabe como fazer isso? Faça uma lista e compre apenas o necessário. Desta forma, você economiza dinheiro e não desperdiça em nada. E isso se aplica a tudo! Idas a supermercados, feiras, compras…
Se você tiver alguma dúvida, aqui estão algumas perguntas úteis para se fazer antes de comprar algo:
Por que estou comprando isso?
Como posso pagar?
De quem vou comprar?
Pensar assim é fundamental caso queira viver um dia a dia mais sustentável.
5 – Foco nos pequenos produtores

Por último, mas não menos importante, continuando sobre suas compras: você conhece algum pequeno produtor? Você tem o hábito de fazer compras com ele? Seu bairro provavelmente oferecerá opções como mercados e feiras. Quando priorizamos pequenos produtores, os benefícios podem não ser óbvios a princípio, mas trazem um enorme potencial para melhorar muitas coisas.
Isso porque eles movimentam o dinheiro da região, fortalecem a economia local e facilitam a vida de quem quer saber de onde vem a comida. Ao mesmo tempo, a produção é em menor escala, o que significa menos impacto na natureza e gera um sentimento de comunidade entre os moradores.